Sábado – Pense por si

BdP e Fundo de Resolução põem Novo Banco em tribunal

Supervisor e fundo avançam com ação administrativa. Em causa está arbitragem que opõe o banco ao regulador e acionista, depois de o Novo Banco ter posto em causa despacho de ex-ministro João Leão que adiou transferência de 112 milhões relativos às contas de 2020.

O Fundo de Resolução (FdR) e o Banco de Portugal (BdP) avançaram esta semana com um processo em tribunal contra o Novo Banco, sabe o Negócios.

Em causa está o despacho do ex-ministro das Finanças, João Leão, que pediu análise aprofundada a parte da injeção pedida pelo banco e relativa às contas de 2020 – uma parcela de 112 milhões de euros que só chegou ao banco em dezembro de 2021.

Leia todo o artigo no Jornal de Negócios.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.