Sábado – Pense por si

Bancos maiores começam (finalmente) a subir juros dos depósitos e já pagam mais de 3%

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 16 de outubro de 2023 às 08:00

Quatro dos maiores bancos têm depósitos com taxas anuais acima de 3,25% e algumas instituições mais pequenas pagam 4%. DECO/Proteste identifica 80 depósitos que pagam mais do que os Certificados de Aforro. Especialistas sublinham que as pessoas têm de abordar os seus bancos para terem as novas taxas.

Os maiores bancos do sistema financeiro português começaram nas últimas semanas a subir as taxas de juro, quebrando um longo ciclo de taxas de juro nulas que penalizaram os aforradores. Quatro destas instituições – Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp e Montepio – têm depósitos a um ano com taxas iguais ou superiores a 3,25%. Numa altura em que a DECO/Proteste identifica mais de 80 depósitos com remuneração superior à da nova série dos Certificados de Aforro, os especialistas ouvidos pela SÁBADO recomendam que as pessoas interpelem o seu banco para beneficiarem das novas taxas – e que tenham atenção às condições de acesso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.