Sábado – Pense por si

Banco Nacional Suíço disponível para garantir liquidez ao Credit Suisse

Diogo Barreto
Diogo Barreto 15 de março de 2023 às 20:05
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

O Credit Suisse "reúne os requisitos de capital e liquidez impostos aos bancos com importância sistémica", garante o banco nacional e o regulador.

O Banco Nacional Suíço mostrou-se disponível para garantir a liquidez ao Credit Suisse caso seja necessário. Mas sublinhou que o banco cumpre os rácios de capital e liquidez regulatórios.

Credit Suisse
Credit Suisse Getty Images

A garantia foi dada num comunicado conjunto com o regulador financeiro do país, esta quarta-feira.

No comunicado pode ler-se: "O Banco Nacional Suíço pode fornecer liquidez ao Credit Suisse caso seja preciso".

A nota dá ainda conta que, na ótica dos dois supervisores, "os problemas de alguns bancos nos EUA não constitui um risco direto de contágio aos mercados financeiros suíços", referindo-se ao colapso nos últimos dias do Silion Valley Bank e dos bancos Silvergate e Signature.

Os dois supervisores asseguram que "os requisitos rigorosos de capital e liquidez aplicados às instituições financeiras garantem a sua estabilidade". E sublinham: "o Credit Suisse reúne os requisitos de capital e liquidez impostos aos bancos com importância sistémica".

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.