Sábado – Pense por si

Banco Nacional Suíço disponível para garantir liquidez ao Credit Suisse

O Credit Suisse "reúne os requisitos de capital e liquidez impostos aos bancos com importância sistémica", garante o banco nacional e o regulador.

O Banco Nacional Suíço mostrou-se disponível para garantir a liquidez ao Credit Suisse caso seja necessário. Mas sublinhou que o banco cumpre os rácios de capital e liquidez regulatórios.

Credit Suisse
Credit Suisse Getty Images

A garantia foi dada num comunicado conjunto com o regulador financeiro do país, esta quarta-feira.

No comunicado pode ler-se: "O Banco Nacional Suíço pode fornecer liquidez ao Credit Suisse caso seja preciso".

A nota dá ainda conta que, na ótica dos dois supervisores, "os problemas de alguns bancos nos EUA não constitui um risco direto de contágio aos mercados financeiros suíços", referindo-se ao colapso nos últimos dias do Silion Valley Bank e dos bancos Silvergate e Signature.

Os dois supervisores asseguram que "os requisitos rigorosos de capital e liquidez aplicados às instituições financeiras garantem a sua estabilidade". E sublinham: "o Credit Suisse reúne os requisitos de capital e liquidez impostos aos bancos com importância sistémica".

Artigos Relacionados

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.