Sábado – Pense por si

Apenas 2% do PRR que Portugal recebeu chegou às empresas e famílias

Diogo Barreto
Diogo Barreto 30 de junho de 2022 às 08:37
As mais lidas

Dos 3.300 milhões de euros que o país recebeu desde agosto do ano passado, as famílias receberam 51 milhões e as empresas quatro milhões.

Menos de 2% dos fundos recebidos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) chegaram a empresas e famílias, até ao momento, segundo os dados da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) citados pelo jornalPúblico esta quinta-feira.

Miguel A. Lopes/Lusa

De acordo com os últimos dados disponíveis, relativos a 22 de junho, Portugal recebeu até ao momento 3.321 milhões de euros. Deste valor, 611 milhões foram usados para atribuir a beneficiários diretos, 1.170 milhões de euros estão "em trânsito em beneficiários intermediários" e pagou 108 milhões a beneficiários finais. Famílias e empresas, enquanto beneficiários finais, receberam, respetivamente, 51 milhões e quatro milhões de euros.

 55% dos fundos recebidos e já pagos foram para entidades do Estado. Daqui, a maior fatia, 217 milhões, foi para as empresas públicas e a segunda maior fatia, de 211 milhões, foi para as escolas. Além destes, 179 milhões foram para outras entidades públicas, revela o diário.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.