Sábado – Pense por si

Taxa de inflação abranda para 2,4% em setembro

Lusa 30 de setembro de 2025 às 12:31
As mais lidas

O INE estimou uma variação média nos últimos doze meses de 2,4%, um valor idêntico ao de agosto.

A taxa de inflação diminuiu para 2,4% em setembro, ficando 0,4 pontos percentuais abaixo da variação de agosto, segundo a estimativa provisória divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Inflação em Portugal abranda para 2,4% em setembro, diz INE
Inflação em Portugal abranda para 2,4% em setembro, diz INE DR

Comparativamente com o mês anterior, a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,9% (-0,2% em agosto e 1,3% em setembro de 2024), indicou o INE na síntese estatística.

O indicador de inflação subjacente - o índice total excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos -- terá registado uma variação de 2%, uma taxa inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos foi de 0,3% (-0,2% em agosto) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados ter-se-á mantido nos 7%.

O INE estimou uma variação média nos últimos doze meses de 2,4%, um valor idêntico ao de agosto.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 1,9%, face a 2,5% no mês precedente.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de setembro serão publicados no dia 10 de outubro.

Artigos Relacionados

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.