Sábado – Pense por si

INE confirma aceleração da inflação em maio para 2,3%

Significa mais 0,2 pontos percentuais do que em abril.

A taxa de inflação homóloga foi de 2,3% em maio, mais 0,2 pontos percentuais do que em abril, confirmou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com arredondamento a uma casa decimal, a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje avançada pelo INE coincide com o valor da estimativa rápida divulgada pelo instituto em 30 de maio.

Já o indicador de inflação subjacente – que exclui produtos mais voláteis, como alimentos e energia – registou uma variação homóloga de 2,2% em maio, que compara com 2,1% no mês anterior, o que representa uma revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais face à estimativa inicial.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.