A Mondelez violou as regras de concorrência ao envolver-se em acordos anticoncorrenciais ou práticas concertadas com o objetivo de restringir o comércio transfronteiriço de vários produtos de chocolate, bolachas e café.
A Comissão Europeia multou esta quinta-feira a multinacional Mondelez Internacional, que detém marcas como as bolachas Oreo e o chocolate Toblerone, em 337,5 milhões de euros por violação das regras da concorrência na União Europeia (UE).
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
O executivo comunitário concluiu, após uma investigação, que a Mondelez, com sede nos Estados Unidos, violou as regras de concorrência da UE ao envolver-se em acordos anticoncorrenciais ou práticas concertadas com o objetivo de restringir o comércio transfronteiriço de vários produtos de chocolate, bolachas e café e também ao abusar da sua posição dominante em certos mercados nacionais de venda de tabletes de chocolate.
Em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, adiantou que Bruxelas concluiu que "a Mondelez restringiu ilegalmente os retalhistas de se abastecerem destes produtos em Estados-membros onde os preços são mais baixos", o que permitiu manter preços mais elevados, o que "prejudicou os consumidores, que acabaram por pagar mais pelo chocolate, bolachas e café".
A empresa é responsável por 22 acordos ou práticas concertadas anticoncorrenciais e por abuso de posição dominante no mercado e as infrações abrangeram uma grande parte da UE, tendo durado entre 2006 e 2020, com exceção dos produtos de café que a multinacional alienou em 2015.
A Comissão concluiu, segundo um comunicado, que as práticas ilegais da Mondelez impediram os retalhistas de se poderem abastecer livremente de produtos nos Estados-membros com preços mais baixos e dividiram artificialmente o mercado interno.
O objetivo da Mondelez, considerou, era evitar que o comércio transfronteiras conduzisse a reduções de preços em países com preços mais elevados.
A cooperação com a investigação valeu à empresa uma redução de 15%, para os 337,5 milhões de euros, na coima inicialmente prevista.
A Mondelez detém marcas de chocolates como a Côte d'Or, Milka e Toblerone, bem como de bolachas como Oreo e TUC.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.