Sábado – Pense por si

VINCI. Os gigantes que mandam no aeroporto de Lisboa, na ponte Vasco da Gama e no futuro Luís de Camões

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 22 de maio de 2024 às 23:00

Faz 4 mil milhões em lucros anuais em 120 países. Gere os aeroportos do país e está nas duas pontes de Lisboa. Terá uma posição forte, e tempo, para negociar quem pagará Alcochete.

Depois de António Guterres ter escolhido a Ota, de José Sócrates ter escolhido Alcochete, de Passos Coelho ter escolhido o Montijo e de António Costa ter continuado durante algum tempo a escolher o Montijo, Luís Montenegro anunciou Alcochete como local do novo aeroporto de Lisboa. A decisão parece ter posto um ponto final num processo que se arrasta há décadas, mas “a escolha do local era das coisas mais fáceis para fazer”, nota uma fonte ligada ao setor da aviação – mais difícil será negociar qual o aeroporto que se vai fazer e como será pago. Esse processo, que pode demorar até cerca de cinco anos, porá no centro das atenções a relação entre o Estado português e um gigante: a Vinci.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.