Secções
Entrar

Vodafone Portugal classifica ciberataque como "ato terrorista e criminoso"

Diogo Camilo 08 de fevereiro de 2022 às 12:00

Mário Vaz, CEO da empresa, garante que "tudo está a ser feito" para repor serviços e que dados pessoas "não foram corrompidos".

O CEO da Vodafone Portugal classificou o ciberataque de que a empresa foi alvo de um "ato terrorista e criminoso". Mário Vaz diz que teve como objetivo "tornar indisponível a rede e dificultar ao máximo os serviços", com cerca de quatro milhões de clientes a serem afetados.

Em conferência de imprensa, o líder da empresa adiantou que o ataque teve início por volta das 21h desta segunda-feira, que levou à "interrupção abrupta da quase totalidade dos serviços de comunicações". 

Num comunicado divulgado previamente, a Vodafone adiantou que agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. "Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital", referiu a Vodafone.

Vodafone ataque foi ato terrorista


Na conferência de imprensa, Mário Vaz afirmou que o serviço de voz 2G foi recuperado por volta das 22h de segunda-feira, com o serviço mínimo de dados móveis a ter sido recuperado por todo o país ao longo da madrugada desta terça-feira. O serviço de SMS ponto a ponto também foi recuperado, tal como o serviço de televisão.

O dirigente da Vodafone admitiu ainda dificuldade no serviço deroaminge de serviços de rede fixa. "Estamos a refazer tudo o que nos foi desfeito", afirmou Mário Vaz, deixando a garantia de que cada serviço recuperado terá a "segurança mínima" e avançando uma previsão de que o serviço de dados móveis poderá estar resolvido ainda esta tarde.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela