Secções
Entrar

Rede social Threads prometia ser um sucesso mas o êxito só durou um mês

Márcia Sobral 16 de agosto de 2023 às 08:00

Aplicação não está disponível na União Europeia por causa dos regulamentos de proteção de dados do espaço comunitário.

Em julho deste ano a Meta – dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – prometeu lançar uma nova rede social que iria ser revolucionária. O Threads tinha como objetivo derrubar o sucesso de antigo Twitter (novo X) e em poucos dias atingiu resultados inimagináveis mas agora, um mês depois, podemos dizer que foi sol de pouca dura.

REUTERS/Dado Ruvic

A plataforma, segundo a empresa criadora, tinha como grande objetivo proporcionar aos usuários uma interação imediata entre utilizadores do Instagram mas através de texto e não imagem (à semelhança do que acontece com o Twitter). Inicialmente até teve um sucesso notável, mas o efeito novidade parece agora ter passado.

De acordo com a análise feita pelaSimilarweb, em apenas 30 dias a rede passou dos 49,3 milhões de utilizadores ativos de forma diária para uma média de 10,3 milhões. Quanto ao tempo passado na aplicação, nos Estados Unidos, chegou a atingir os 21 minutos porém, em poucas semanas caiu para os 3 minutos.

A título de comparação, a rede social X tem uma média de 100 milhões de utilizadores ativos por dia que gastam perto de 25 minutos na aplicação. O seu fundador, Elon Musk, foi dos primeiros críticos do Threads afirmando que o mesmo não era suficientemente seguro e iria "recolher todo o tipo de dados dos utilizadores, incluindo identidade, saúde, forma física, situação financeira, localização, gastos, contactos e informações sensíveis".

Lançada em cerca de uma centena de países, a rede social acabou por ficar de fora da Europa, tudo porque Mark Zuckerberg temia que a mesma não respeitasse os regulamentos de proteção de dados do espaço comunitário. Ainda assim, a Similarweb alerta que é demasiado cedo para tirar conclusões sobre os resultados desastrosos deste mês e garante que só o tempo irá provar o sucesso ou falhanço da mesma.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela