Sábado – Pense por si

Vasco Ribeiro agarrou onda e promete dar o melhor nos quartos de final

Surfista português conseguiu uma reviravolta na repescagem da etapa do circuito mundial, frente a Michel Bourez

O surfista português Vasco Ribeiro reconheceu esta sexta-feira a felicidade de ter conseguido a reviravolta na repescagem da etapa do circuito mundial, frente a Michel Bourez, da Polinésia Francesa, prometendo empenho nos quartos de final da competição, em Peniche.

"As condições estão muito difíceis hoje, provavelmente das piores condições com que já surfei em Supertubos, mas faz parte e é igual para todos. Eu sabia que tinha de esperar por uma onda grande para virar a bateria, porque ele [Michel Bourez] tinha melhorado a pontuação e tentei ficar na corrente, que é onde entram as ondas maiores e às vezes abrem para tubos. Felizmente entrou aquela onda e eu agarrei a oportunidade", afirmou owild-card luso, campeão do mundo de juniores.

Depois de ter estado interrompida desde terça-feira, o Moche Rip Curl Pro Portugal foi retomado na praia de Supertubos, com a terceira bateria da quinta ronda.

Vasco Ribeiro conquistou 10,43 pontos (3,93 e 6,50), superiores aos 9,77 (4,67 e 5,10 ) de Bourez.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.