Como jogador foi orientado por dois dos maiores técnicos portugueses da atualidade e chegou a treinador de uma equipa principal com o Belenenses, apenas no início do ano passado. Agora cabe-lhe salvar um início de época despontante dos "leões".
Silaschega ao comando técnico doSportingaos 43 anos, com um percurso relâmpago como treinador que o impede ainda de ter o nível quatro da profissão, o exigido na I Liga de futebol.
Recentemente, Jorge Manuel Fernandes, conhecido no futebol como Silas, revelou estar ansioso para tirar o quarto nível, explicando que a certificação que possui não lhe permitia sequer levantar-se do banco.
"Não nos é permitido levantar, temos de estar sentados. No banco do Restelo era mais fácil porque estamos mais altos. Não poder estar de pé tira-nos capacidade de análise ao jogo", disse Silas em entrevista ao jornal A Bola.
Um cenário que não impediu o Sporting de apostar agora no antigo internacional luso para tomar conta da equipa de futebol, dois meses após o início da época e com as saídas de Marcel Keizer e depois do interino Leonel Pontes.
Silas chega ao reino do 'leão' com pouco currículo, depois de uma passagem de pouco mais de ano e meio pelo Belenenses SAD, ao qual também tinha chegado mais de meio ano após 'pendurar' as botas de uma carreira de 22 anos de jogador.
A experiência como treinador chegou de rompante, em janeiro de 2018, com o antigo médio a substituir então Domingos Paciência no Belenenses.
Silas notabilizou-se pela longa carreira de jogador, em que chegou a ser treinado por José Mourinho na União de Leiria, ou Jorge Jesus noBelenenses, e teve experiências fora de Portugal, no Wolverhampton, em Espanha ou no Chipre.
Para Silas, sair do Belenenses SAD acabou por ser tão imprevisível quanto a sua entrada em janeiro de 2018, com uma tarefa em que deixou o clube em 12.º em 2017/18 e em nono na última época, a de 2018/19.
Na atual, e com uma relação assumidamente desgastada com a administração liderada por Rui Pedro Soares, Silas não 'sobreviveu' à quarta jornada e à derrota em casa com o Boavista, num momento em que a equipa seguia no 17.º e penúltimo lugar.
No Sporting, Silas regressa a uma casa pela qual passou ainda muito criança, nos escalões de infantis, aos 12 anos, antes de sair para o Atlético, clube em que prosseguiu a formação até chegar em 1998 aos seniores.
Após seis jornadas, Silas vai encontrar o Sporting no sétimo lugar do campeonato, com oito pontos e a igual distância do Famalicão, que lidera, com 16, enquanto os rivais Benfica e FC Porto somam 15.
A estreia de Silas está prevista para a próxima segunda-feira, quando o Sporting visitar o Desportivo das Aves, na sétima jornada.
Silas, de discípulo de Mourinho e Jesus a treinador do Sporting
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres