Sábado – Pense por si

Sérgio Conceição: "Não quero falar das guerras que tem havido"

Treinador do FC Porto elogiou o Benfica, que defronta esta sexta-feira, e garantiu ter "uma enorme vontade de vencer".

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, recusou abordar o clima de crispação no futebol português, mostrando-se apenas focado no jogo de sexta-feira, frente ao Benfica, da 13ª jornada da I Liga. "Quero falar de futebol e não do futebol. Não quero falar dessas guerras que tem havido, da comunicação dos clubes, ou da situação dos árbitros", afirmou.

Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição

O treinador dos "dragões" preferiu valorizar o que se vai passar no relvado, fintando a questão das polémicas entre os dois emblemas. "Quero falar da minha equipa e do adversário que vamos encontrar, o que o seu vai passar no terreno de jogo", disse o técnico, encerrando o tema.

No outro âmbito, o técnico do FC Porto foi confrontando com o facto de este ser o primeiro clássico o futebol português em que participa como treinador, confessando ser "uma boa sensação". "Defrontar o Benfica é exactamente o mesmo que defrontar uma outra equipa qualquer, porque temos a mesma responsabilidade e ambição de ganhar. Faz-me lembrar o meu primeiro jogo oficial pelo FC Porto, com uma boa sensação e também com vontade enorme de vencer", lembrou.

Não aprofundando o que espera do Benfica no clássico desta sexta-feira, Sérgio Conceição insistiu que o seu foco está na preparação da sua equipa para este jogo. "Temos de estar prontos para defrontar uma equipa que é rival do FC Porto, e que, tal como o Sporting, também luta por títulos, é uma equipa forte, que vem de um resultado positivo e motivador (6-0 ao Vitória de Setúbal)", sublinhou o treinador.

Quem também poderá fazer a sua estreia em clássicos, como titulares, são os guarda-redes dos dois conjuntos, pois tanto José Sá, no FC Porto, como Bruno Varela e Svilar, no Benfica, nunca foram opção inicial nas equipas para uma partida desta dimensão.

Sérgio Conceição não vê vantagens ou desvantagens para as duas equipas nesse aspecto, considerando que ambas "têm guarda-redes de qualidade". "Quem está em vantagem ou não, logo se verá. Não quero estar a individualizar. Os jovens guarda-redes do Benfica têm qualidades, e, por isso, estão no Benfica, tal como os nossos também têm muita qualidade", apontou treinador portista.

O FC Porto, líder do campeonato, com 32 pontos, recebe na sexta-feira o Benfica, terceiro classificado, com 29, numa partida agendada para as 20h30.