Depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016, o capitão da selecção portuguesa deve ser o eleito do prémio correspondente a parte da temporada 2016/17, já que conta o período compreendido entre 20 de novembro de 2016 e 2 de Julho de 2017.
Nestes mais de sete meses, Cristiano Ronaldo ajudou o Real Madrid a vencer o Mundial de clubes, com hat-trick no jogo decisivo, a Liga dos Campeões, com um bis na final com a Juventus (4-1) e um total de 11 tentos na prova, e a Liga espanhola.
O 7 dos merengues teve o seu melhor período precisamente na parte final da época, em que conseguiu 16 golos nos últimos 10 jogos pelo Real Madrid, incluindo cinco face ao Bayern Munique e três perante o Atlético de Madrid, na Champions.
Em termos numéricos, o português, que pela selecção se ficou pelo terceiro lugar da Taça das Confederações, marcou 39 golos, em 40 jogos, precisamente o mesmo registo de Messi. Além de Ronaldo, são candidatos aoThe Besto jogador argentino do FC Barcelona e o brasileiro Neymar, que, no último defeso, trocou o FC Barcelona pelo Paris Saint-Germain, por 222 milhões de euros, um recorde mundial.
O prémio de melhor jogador é entregue numa cerimónia marcada para Londres, onde serão coroados igualmente, entre outros, a melhor jogadora, os melhores treinadores, de equipa masculina e feminina, o melhor guarda-redes e o melhor golo. Eis os candidatos:
Melhor jogador do ano
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Messi (Barcelona)
Neymar (Barcelona)
Melhor treinador do ano
Antonio Conte (Chelsea)
Massimiliano Allegri (Juventus)
Zinedine Zidane (Real Madrid)
Melhor jogadora do ano
Deyna Castellanos (Santa Clarita Blue Heat)
Carli Lloyd (Houston Dash)
Lieke Martens (Barcelona)
Melhor treinador de futebol feminino do ano
Nils Nielsen (Dinamarca)
Gerard Precheur (Lyon)
Sarina Wiegman (Holanda)
Melhor golo do ano
Giroud (Arsenal)
Oscarine Masuluke (Baroka)
Deyna Castellanos (Venezuela)
Melhor guarda-redes do ano
Gianluigi Buffon (Juventus)
Keylor Navas (Real Madrid)
Manuel Neuer (Bayern Munique)
Melhores adeptos
Borússia Dormund
Celtic Glasgow
FC Copenhaga