Sábado – Pense por si

Rio2016: Campeão olímpico chinês acusado de se dopar

09 de agosto de 2016 às 10:32
As mais lidas

O nadador francês Camille Lacourt, vice-campeão mundial e campeão europeu dos 100 metros costas, acusou hoje os nadadores chineses de se doparem, em particular Sun Yang, o novo campeão olímpico dos 200 metros livres

O nadador francês, Camille Lacourt, vice-campeão mundial dos 100 metros costas terminou na quinta posição a final da especialidade dos Jogos Olímpicos Rio2016 e manifestou-se logo "bastante zangado" por a medalha de prata dessa prova ter sido conquistada pelo chinês Xu Jiayu.

"Dá-me vontade de vomitar", afirmou o nadador aos microfones de uma rádio francesa, acusando o chinês Sun Yang, o novo campeão olímpico dos 200 metros, que em 2014 esteve suspenso três meses por doping, de "mijar roxo".

Camille Lacourt no final da prova dos 100 metros costas

"Causa-me muita tristeza ver o meu desporto comportar-se desta forma. Parece o atletismo, com dois ou três dopados em cada final. Espera que a Federação Internacional de Natação (FINA) reaja rapidamente e trave esta vergonha (...) Enoja-me ver aldrabões no pódio", disse.

Sun Yang, que foi campeão olímpico dos 400 metros livres em Londres2012, já tinha sido alvo de críticas por parte do australiano Mack Horton.

Depois de ter conquistado a medalha de ouro na final dos 400 metros livres no Rio de Janeiro, relegando Sun Yang para o segundo lugar, Horton acusou o chinês de ser "um batoteiro" e um "drogado trapaceiro".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.