Sábado – Pense por si

Registados 172 casos de doping por meldonium este ano

A substância só entrou na "lista negra" da Agência Mundial Antidopagem a 1 de Janeiro de 2016. Sharapova foi umas das "vítimas"

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) contabilizou 172 casos de doping por meldonium, desde que a substância começou a fazer parte da lista de substâncias proibidas, no início do ano.

A AMA avançou esta quarta-feira com o novo total através da sua conta Twitter, sem detalhar a origem dos controlos positivos por país.

O meldonium foi desenvolvido por um laboratório letão e destinava-se inicialmente ao tratamento da diabetes e problemas cardíacos, tendo como efeito dopante o aumento da circulação sanguínea, o que o levou a ser bastante usado por desportistas, nomeadamente na Rússia e antigas repúblicas soviéticas. A polémica sobre a utilização desta substância rebentou quando a tenista russa Maria Sharapova assumiu ter acusado positivo por ter tomado meldonium.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.