Sábado – Pense por si

Presidente do Comité Olímpico condena atentados de Bruxelas

22 de março de 2016 às 18:51
As mais lidas

Thomas Bach considerou que os ataques são "odiosos" e "cobardes" e assegura que o COI está "ao lado" dos belgas e europeus

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, condenou esta terça-feira os "odiosos" e "cobardes" atentados em Bruxelas, no que considera ser um ataque contra os valores humanos.

Em comunicado, o dirigente transmitiu as suas condolências aos familiares e amigos das vítimas e assegurou que o COI está "ao lado" do povo belga e europeu.

"Estes e outros actos terroristas em diferentes países mostram que os valores olímpicos de entendimento, respeito e paz são hoje mais importantes do que nunca para o nosso Mundo", conclui.

A cidade de Bruxelas foi esta terça-feira de manhã abalada por dois atentados, com duas explosões no aeroporto e uma no metro da capital da Bélgica, que fizeram pelo menos 34 mortos e perto de 200 feridos.

As três explosões foram qualificadas pelas autoridades belgas como atentados terroristas, que foram entretanto reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.