NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em 2022/23, tal como já em 2021/22, haverá duas equipas lusas com entrada direta na Liga dos Campeões, mais uma na terceira pré-eliminatória, o que significa mais uma entrada direta em relação à presente época.
Portugal vai manter o sexto lugar do 'ranking' da UEFA no final da época 2020/21, independentemente dos resultados de FC Porto, Benfica e Sporting de Braga na fase a eliminar das taças europeias de futebol.
Desta forma, e a exemplo do que já era certo para 2021/22, também em 2022/23 haverá duas equipas lusas com entrada direta na Liga dos Campeões, mais uma na terceira pré-eliminatória, o que significa mais uma entrada direta em relação à presente época.
Neste cenário, o campeão e 'vice' da I Liga seguem para a fase de grupos da 'Champions', o terceiro para a terceira pré-eliminatória, o vencedor da Taça de Portugal ruma à Liga Europa e o quarto e o quinto vão para a nova prova, entrando na terceira e segunda pré-eliminatórias, respetivamente.
As formações lusas garantiram a manutenção do sexto lugar graças ao excelente percurso dos três representantes lusos, todos segundos nos seus grupos, o FC Porto na Liga dos Campeões, qualificando-se para os 'oitavos', e o Benfica e o Sporting de Braga na Liga Europa, apurando-se para os 16 avos de final.
Pelo contrário, a Rússia, que começou a época com seis equipas, já só tem uma, o Krasnodar, que caiu da 'Champions' para a Liga Europa, e tem o sétimo posto em perigo, face aos Países Baixos, que têm duas equipas, ambas na segunda prova da UEFA, para a qual 'tombou' o Ajax, juntando-se ao PSV Eindhoven.
Feitas as contas, Portugal, que é quinto nas contas exclusivas de 2020/21, apenas atrás de Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, totaliza 47,349 pontos (8,400 em 2020/21), contra 38,382 (4,333) da Rússia e 36,800 (6,800) dos Países Baixos.
Na última ronda da fase de grupos, o FC Porto venceu por 2-0 no reduto do Olympiacos, o Sporting de Braga ganhou em casa ao Zorya por 2-0 e o Benfica empatou a dois golos frente ao Standard Liège, em encontro disputado na Bélgica.
Portugal acabou por somar 1,6 pontos, 1,0 pelos resultados (0,4 por vitória e 0,2 por empate) e 0,6 de bónus, face ao apuramento do FC Porto para os oitavos de final da 'Champions', enquanto os russos ficaram-se pelos 0,166 (um empate e três derrotas).
Os pontos que as equipas lusas somam (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).
Portugal garante sexto lugar do 'ranking' da UEFA no final da época
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."