NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A etapa lusa antecede o Billabong Pipe Masters e vai arrancar com a lycra amarela na posse de John John Florence, que tem 2.700 pontos de vantagem sobre o campeão do Mundo de 2014
A etapa portuguesa do circuito mundial de surf, a disputar em Peniche, entre terça-feira e 29 de Outubro, vai ajudar a definir o campeão do Mundo, numa prova com doiswild-cards portugueses. Frederico Morais e Miguel Blanco, convidados pelos patrocinadores da prova, vão entrar em competição frente aos dois primeiros do ranking, casos do havaiano John John Florence e o brasileiro Gabriel Medina.
Nas suas primeiras baterias no Meo Rip Curl Pro, quinta e sexta do alinhamento, Morais vai bater-se ainda com o norte-americano Conner Coffin e o estreante Blanco com o brasileiro Jadson André.
O melhor desempenho luso na etapa portuguesa foi obtido por Vasco Ribeiro, no ano passado, quando terminou a competição no terceiro lugar, após perder nas meias-finais perante o brasileiro Ítalo Ferreira.
Em 2015, Kikas foi eliminado nos quartos-de-final, pelo norte-americano Brett Simpson, depois de ter perdido na terceira ronda em 2013, "caindo" perante o sul-africano Jordy Smith, depois de ter eliminado o histórico Kelly Slater na repescagem.
A etapa lusa, 10ª e penúltima do ano, antecede o Billabong Pipe Masters e vai arrancar com a lycra amarela, símbolo da liderança do circuito, na posse de John John Florence, "presa" por 2.700 pontos sobre o campeão do Mundo de 2014.
Mais distantes, mas ainda com ambições chegam o australiano Matt Wilkinson, dominador da primeira fase da temporada, o sul-africano Jordy Smith e o norte-americano Kolohe Andino.
As vitórias nas primeiras oito etapas fazem antever uma competição apertada, uma vez que apenas Wilkinson "bisou", Medina, Florence e Smith triunfaram uma vez, assim como os veteranos Mick Fanning e Kelly Slater, antes do surpreendente sucesso do havaiano Keanu Asing em França, na oitava paragem.
Apesar do oitavo lugar no circuito, Slater vai iniciar a defesa do seu estatuto de 11 vezes campeão do mundo frente aos australianos Stuart Kennedy e Matt Banting, numa prova em que está ausente Fanning, vencedor da etapa portuguesa em 2009 e 2014, devido à pausa que decidiu fazer na sua carreira.
Além dos embates com portugueses, destaque ainda para a estreia em competição dos brasileiros Adriano de Souza, atual campeão do mundo, frente ao compatriota Caio Ibelli e ao australiano Jack Freeston e de Filipe Toledo, campeão em 2015 nas ondas lusas, frente ao compatriota Wiggolly Dantas e o australiano Adam Melling.
Peniche vai ajudar a definir campeão do Mundo de surf
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.