Sábado – Pense por si

Morreu Joaquim Santos, histórico do rali português, com 71 anos

Pentacampeão nacional detém o recorde de vitórias no Campeonato Nacional de Ralis.

Joaquim Santos, de 71 anos e piloto de rali, morreu na tarde desta segunda-feira na sequência de doença súbita. O antigo piloto foi encontrado na sua casa em Penafiel, em paragem cardiorrespiratoria. O óbito foi declarado no local.

O alerta foi dado pelas 17h17. No local estiveram os Bombeiros de Penafiel e VMER do Vale do Sousa.

O piloto português, nascido em Penafiel, do Team Diabolique, conquistou cinco títulos de Campeão Nacional de Ralis. Iniciou a sua carreira nos ralis em um Datsun 1200, em 1974. 

Joaquim Santos detém o recorde de vitórias no Campeonato Nacional de Ralis (39), sendo Pentacampeão nacional absoluto.

"É uma perda enorme para o desporto motorizado português. Foi um dos melhores pilotos de sempre que Portugal já teve nos ralis. Marcou mais do que uma geração de amantes da modalidade", sublinhou à Lusa Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Artigos Relacionados

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.