Sábado – Pense por si

Liga italiana pede desculpa por usar macacos em campanha contra o racismo

Serie A usou uma imagem com três macacos numa campanha contra o racismo e acabou criticada por clubes e associações italianas.

A Liga italiana de futebol pediu hoje desculpas por ter utilizado uma imagem com três macacos numa campanha contra o racismo iniciada na segunda-feira e criticada pela Roma e pela associação antidiscriminação FARE.

"Peço desculpa a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo trabalho do artista Simone Fugazzotto. Mesmo que o artista tenha explicado que a mensagem [da obra] era contra o racismo, algumas pessoas acharam-na criticável", disse Luigi De Servio, chefe executivo da Liga italiana.

De acordo com a 'Serie A', a obra tinha "como objetivo defender os valores de integração, multiculturalismo e fraternidade", num país onde os incidentes racistas no futebol têm sido recorrentes.

A Roma manifestou a sua "surpresa" na segunda-feira, dizendo que a utilização dessa imagem não era "um bom meio" para lutar contra o racismo. Já a associação FARE falou numa "piada de mau gosto".

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?