Sábado – Pense por si

Lamine Yamal, o mais novo de sempre a marcar num Euro faz hoje 17 anos

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 13 de julho de 2024 às 10:00
As mais lidas

Marcou aos 16 anos, mas completa este sábado 17. Nasceu na Catalunha, filho de pai marroquino e mãe guinéu-equatoriana. Desde os 7 anos que joga no Barcelona.

Eleito o melhor jogador em campo no jogo que levou Espanha para a final do Europeu Lamine Yamal bateu mais um recorde ao tornar-se o marcador mais novo de sempre em Europeus com 16 anos e 362 dias. 

REUTERS/Leonhard Simon

No ano passado já tinha marcado um golo semelhante no europeu sub 17, também nas meias-finais contra a França. No entanto, na altura, o seu golo não foi suficiente para os espanhóis chegarem à final. 

Nascido a 13 de julho de 2007 - completa este sábado 17 anos - em Mataró, na Catalunha, filho de pai marroquino e mãe guinéu-equatoriana, começou por jogar no CF La Torreta e aos 7 anos mudou-se para o La Masía, a academia de juniores do Barcelona, de onde só saiu para ser chamado para a equipa principal na época passada.

Estreou-se pelo Barcelona em abril de 2023, quando tinha apenas 15 anos e 290 dias, mas foi nesta temporada que se conseguiu afirmar na equipa, tornando-se uma das principais figuras do clube. Durante a sua formação já era conhecido como um jogador versátil e criativo e Xavi Hernández, treinador do Barcelona, garante: "É diferente. É um talento inato e os jovens não têm medo". 

Também o selecionador espanhol, Luis de la Fuente, ficou encantado pelo jovem que considera que tem "aquele talento especial". O prodígio espanhol é, por exemplo, o mais jovem de sempre a jogar na La Liga, a ser titular e a marcar pelo Barcelona, a jogar, a marcar e a ser titular no Europeu e, com o jogo frente à seleção francesa, quebrou o recorde de Pelé e tornou-se no jogador mais jovem a participar em meias-finais de um grande torneio de seleções. 

Para celebrar os golos Yamal dobra três dedos da mão direita, criando o zero com o polegar e o indicador e quatro dedos da mão esquerda formando 304. O número é uma homenagem ao bairro onde cresceu, o Rocafonda 304 conhecido por ser uma das áreas mais desfavorecidas não apenas da Catalunha mas de toda a Espanha. 

Do banho para os relvados

Parecia que Yamal estava destinado ao Barça. Em 2007, a UNICEF e a Fundação Barça fizeram uma colaboração com o jornalSportpara criar um calendário solidário que juntava atletas do clube catalão a crianças e às suas famílias.Lamine Yamal, que tinha apenas cinco mesesna altura, e a mãe foram escolhidos para participarem numa sessão fotográfica com Leonel Messi, na altura em que o argentino começava a dar cartas no Barcelona, através de um sorteio que a UNICEF fez no bairro de Rocafonda.

Na semana passada, o pai de Yamal voltou a partilhar a fotografia que retrata o "início de duas lendas", conforme se pode ler na legenda. 

View this post on Instagram

A post shared by MOUNIR (@hustle_hard_304)

Amanhã pode ser um dia de dupla celebração para este jovem que já vai entrar no campo para jogar a final com 17 anos. Resta saber se vai juntar a celebração do aniversário com a de campeão da Europa.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.