Técnico dos "leões" acredita que jogo frente ao FC Porto será um bom espectáculo
O treinador Jorge Jesus afirmou estar convicto de que o Sporting vai ganhar domingo ao FC Porto, num encontro da oitava jornada da I Liga. Na conferência de imprensa de antevisão, Jesus confirmou a ausência de Doumbia, por lesão, e admitiu ainda ter dúvidas em relação à utilização de Fábio Coentrão - mas não se mostrou assustado com essas contrariedades.
"Quem quer estar na Champions, a questão do cansaço não se coloca. Temos de estar preparados para chegar ao jogo e dar uma boa resposta em função das ideias que temos. Estamos preparados para fazer amanhã (domingo) um excelente jogo diante do FC Porto. Temos equipa para vencer", garantiu.
Do outro lado, Jorge Jesus vai defrontar um treinador que bem conhece. Treinou-o no Felgueiras, na temporada 1995/96, motivo pelo qual diz conhecer o pensamento do agora adversário. "Não estou nada surpreendido com o trabalho de Sérgio Conceição. Conheço-o não só pessoalmente, mas também as ideias dele. Melhor que eu, só ele conhece a ideias dele. Gosto muito de Sérgio Conceição. Sou muito amigo dele. No futebol não há certezas absolutas. Eu tenho a convicção que vou ganhar. Ele tem a mesma convicção que eu, que tem equipa para vencer. Espero que o Sporting vença, como é óbvio", realçou.
Perante a qualidade das duas equipas, Jorge Jesus não tem dúvidas em considerar que ambas estão moralizadas para disputar e querer vencer o clássico de domingo. Dando a entender que será um bom espectáculo de futebol, apesar de ambos terem disputado jogos para a Liga dos Campeões a meio da semana. "As duas equipas começaram o campeonato muito bem. Ambos querem vencer. Vai ser um jogo com muita intensidade e bem jogado. Esperamos fazer um bom jogo diante do FC Porto. O jogo é que vai ditar quem é o melhor. O FC Porto é a única equipa do campeonato português que ainda não perdeu pontos. Este jogo tanto para o FC Porto como para o Sporting não tem influência a nível psicológico. Quem ganha 3-0 ao Mónaco está motivado e quem defronta o Barcelona também", concluiu.
"Vencer seria importante"
Do lado "azul e branco", o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, admitiu que quem joga em casa tem sempre uma pequena vantagem, mas espera que o ambiente que vai encontrar no terreno dos 'leões' sirva de alento para os seus jogadores.
"Em todos os clássicos, e em grandes jogos como este, é difícil atribuir o favoritismo a qualquer uma das equipas. Claro que quem joga em casa tem, teoricamente, um pouco mais de percentagem, porque tem os seus adeptos", afirmou Sérgio Conceição.
O treinador lembrou que "há equipas que acham que jogar fora é um desconforto", mas garantiu que para o FC Porto jogar no terreno do adversário "tem de servir como motivação". "Não estou a dizer que temos de ser arrogantes, que temos de olhar o adversário de cima para baixo. Temos de respeitar uma grande equipa, com qualidade, e bem orientada. Mas o público, os assobios, e o desafio de provar na casa do inimigo, tem de estar presente e servir de motivação", partilhou.
Sérgio Conceição MOVENOTÍCIAS
Num jogo que perspetiva "equilibrado", Sérgio Conceição acredita que seus jogadores "vão entrar desinibidos e cheios de vontade para conseguir os três pontos".
O técnico vê nos "leões" "uma equipa forte que sabe o que faz com e sem bola", lembrando que "tem um treinador experiente que está incutir no Sporting essa vontade de ganhar, que é extensível aos dirigentes".
Ainda falando de Jorge Jesus, Sérgio Conceição não se inibiu de deixar uma provocação, em tom de brincadeira, ao treinador do Sporting. "No final do jogo [com o FC Barcelona] ele disse que ia ganhar ao FC Porto, que já estava feito. Estou a pensar se vale a pena irmos a Lisboa e fazermos despesa ao clube, sabendo que o Jorge Jesus já dá como dado adquirido a vitória. Conheço-o e sei que estava a brincar, pois sei como ele é após jogos bem conseguidos", disse o técnico 'azul e branco'.
Já num discurso assertivo, o treinador do FC Porto reconheceu que uma vitória frente ao Sporting neste desafio daria uma importante vantagem à sua equipa nas contas da I Liga, salvaguardando que o campeonato ainda vai numa fase muito prematura.
"Vencer este clássico seria importante, pois, após a oitava jornada, o Sporting ficaria a cinco pontos e o Benfica ficaria a cinco ou mais, dependentemente do jogo na Madeira [frente ao Marítimo]. No entanto, seria algo que tinha de ter continuidade, porque o campeonato ainda está no início", analisou.
Nesta linha de pensamento, Sérgio Conceição, que como treinador nunca venceu o Sporting, e que desvalorizou essa estatística, enalteceu a ambição do FC Porto em manter a invencibilidade no campeonato. "Vamos a Alvalade para ganhar os três pontos, mostrando caráter, personalidade, e vontade de continuar no primeiro lugar", assumiu.
O treinador do FC Porto confirmou, ainda, que o médio André André, a contas com uma lesão, não entra nas opções para esta jornada.
FC Porto, líder do campeonato com 21 pontos, e Sporting, segundo com 19, defrontam-se no domingo, a partir das 19h15, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num encontro que vai ser arbitrado por Carlos Xistra, da associação de Castelo Branco.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.