NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A escritora e o empresário são identificados na queixa feita por "atos agravados de cyberbullying", confirmou o advogado da pugilista argelina no centro de uma polémica sobre o seu género.
A escritora J. K. Rowling e o empresário Elon Musk são alguns dos nomes que figuram na queixa de cyberbullying interposta pela campeã olímpica de pugilismo Imane Khelif. De acordo com a revista norte-americana Variety, Imane Khelif avançou na justiça francesa contra os autores de publicações nas redes sociais feitas devido à polémica sobre o seu género.
REUTERS/Ramzi Boudina
A queixa por "atos agravados de cyberbullying" foi confirmada à revista por Nabil Boudi, advogado de Khelif baseado em Paris. Será analisada pelo centro contra o ódio online da Procuradoria de Paris e foi interposta contra o X, o que na lei francesa é como se fosse contra desconhecidos. Porém, o advogado garante que J. K. Rowling e Elon Musk são identificados, a par de Donald Trump. "O que pedimos à Procuradoria é que investigue não só estas pessoas, mas quem achar necessário. Se o caso chegar a tribunal, irão enfrentar julgamento."
Nabil Boudi lembrou que a instituição pode atingir pessoas no estrangeiro, devido a acordos de assistência legal.
Imane Khelif venceu a medalha de ouro na categoria de -69 kg nos Jogos Olímpicos e esteve no centro de uma polémica após o seu combate contra a pugilista italiana Angela Carini, que abandonou a competição segundos após começar dizendo que os murros eram muito fortes. Entretanto, a italiana já pediu desculpas à adversária.
"Não era a minha intenção. Na verdade, quero pedir-lhe desculpa a ela e a todas as outras pessoas. Estava zangada porque os meus Olímpicos se tinham esfumado", afirmou. "Se o Comité Olímpico disse que ela pode lutar, eu respeito essa decisão."
Após o combate com Carini, várias pessoas fizeram comentários contra Imane Khelif, que nasceu mulher e respeita os critérios olímpicos para lutar, como reafirmou o COI. Porém, foi acusada de ser transgénero ou intersexo.
J. K. Rowling, a criadora da saga Harry Potter, publicou uma fotografia do combate entre Imane Khelif e Angela Carini acusando a primeira de ser um homem a "apreciar a angústia de uma mulher cuja cabeça esmurrou". Elon Musk fez retweet de um tweet da nadadora norte-americana Riley Gaines a dizer que os homens nao pertencem aos desportos de mulheres, acrescentando "absolutamente".
Trump também publicou a mensagem "vou manter os homens longe do desporto feminino".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.