Sábado – Pense por si

Imane Khelif avança na justiça contra J. K. Rowling e Elon Musk

Leonor Riso
Leonor Riso 14 de agosto de 2024 às 08:53
As mais lidas

A escritora e o empresário são identificados na queixa feita por "atos agravados de cyberbullying", confirmou o advogado da pugilista argelina no centro de uma polémica sobre o seu género.

A escritora J. K. Rowling e o empresário Elon Musk são alguns dos nomes que figuram na queixa de cyberbullying interposta pela campeã olímpica de pugilismo Imane Khelif. De acordo com a revista norte-americana Variety, Imane Khelif avançou na justiça francesa contra os autores de publicações nas redes sociais feitas devido à polémica sobre o seu género. 

REUTERS/Ramzi Boudina

A queixa por "atos agravados de cyberbullying" foi confirmada à revista por Nabil Boudi, advogado de Khelif baseado em Paris. Será analisada pelo centro contra o ódio online da Procuradoria de Paris e foi interposta contra o X, o que na lei francesa é como se fosse contra desconhecidos. Porém, o advogado garante que J. K. Rowling e Elon Musk são identificados, a par de Donald Trump. "O que pedimos à Procuradoria é que investigue não só estas pessoas, mas quem achar necessário. Se o caso chegar a tribunal, irão enfrentar julgamento."

Nabil Boudi lembrou que a instituição pode atingir pessoas no estrangeiro, devido a acordos de assistência legal. 

Imane Khelif venceu a medalha de ouro na categoria de -69 kg nos Jogos Olímpicos e esteve no centro de uma polémica após o seu combate contra a pugilista italiana Angela Carini, que abandonou a competição segundos após começar dizendo que os murros eram muito fortes. Entretanto, a italiana já pediu desculpas à adversária. 

"Não era a minha intenção. Na verdade, quero pedir-lhe desculpa a ela e a todas as outras pessoas. Estava zangada porque os meus Olímpicos se tinham esfumado", afirmou. "Se o Comité Olímpico disse que ela pode lutar, eu respeito essa decisão."

Após o combate com Carini, várias pessoas fizeram comentários contra Imane Khelif, que nasceu mulher e respeita os critérios olímpicos para lutar, como reafirmou o COI. Porém, foi acusada de ser transgénero ou intersexo. 

J. K. Rowling, a criadora da saga Harry Potter, publicou uma fotografia do combate entre Imane Khelif e Angela Carini acusando a primeira de ser um homem a "apreciar a angústia de uma mulher cuja cabeça esmurrou". Elon Musk fez retweet de um tweet da nadadora norte-americana Riley Gaines a dizer que os homens nao pertencem aos desportos de mulheres, acrescentando "absolutamente". 

Trump também publicou a mensagem "vou manter os homens longe do desporto feminino". 

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro