Sábado – Pense por si

Jogos Olímpicos: os nossos heróis, as maiores estrelas e as polémicas

Carlos Torres
Carlos Torres 13 de agosto de 2024 às 23:00

Houve recordes e medalhas (Portugal somou quatro, com Iúri Leitão a ser o primeiro a ganhar duas na mesma edição) – mas também escândalos e curiosidades: do atleta que comprou cocaína aos pedidos de casamento na Aldeia Olímpica.

Num país onde o (único) desporto nacional é o futebol, durante uma semana as discussões de café incidiam sobre a incapacidade de conquistar medalhas pelos 73 atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos (a três dias do encerramento de Paris 2024, só havia o bronze de Patrícia Sampaio, no judo). Mas Portugal ainda foi a tempo de igualar a sua melhor prestação de sempre (as quatro medalhas obtidas em Tóquio, em 2021), com a prata de Iúri Leitão (ciclismo de pista) e de Pedro Pichardo (triplo salto) e o ouro da dupla Iúri Leitão/Rui Oliveira, no ciclismo de pista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.