GNR já fez 336 ações relacionadas com 'bullying' este ano letivo
A Guarda lembra que no ano letivo passado registou 119 ocorrências, 106 das quais relacionadas com 'bullying' e 13 de 'cyberbullying'.
A Guarda lembra que no ano letivo passado registou 119 ocorrências, 106 das quais relacionadas com 'bullying' e 13 de 'cyberbullying'.
Durante duas semanas serão intensificadas "as ações de sensibilização", realizadas através da Escola Segura, "sobre as temáticas do 'bullying' e 'cyberbullying' junto da comunidade escolar".
Medida trará mais desafios para os diretores de turma, que terão de lidar com mais conflitos. Já os pais, terão de servir de "treinadores", visto que as crianças poderão recorrer mais aos smartphones em ambiente familiar.
No último ano letivo, as esquipas do Programa Escola Segura realizaram um total de 31.640 ações de sensibilização.
Mesas de matraquilhos e torneios – tudo vale nos novos recreios. A partir de 11 de setembro já não entram smartphones no 1º e 2º ciclo. Fomos conhecer quem já combatia o vício dos ecrãs e saber como se vão adaptar os agrupamentos.
Esta medida cumpre uma promessa eleitoral do Governo e responde às críticas feitas pelos setores mais conservadores de que a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento estava demasiado focada em temas que classificam como ideologia de género.
Pela saúde mental dos alunos, é urgente proibir a utilização de smartphones dentro das escolas portuguesas.
É preciso promover a literacia digital, de forma a capacitar os jovens para a utilização destes dispositivos e os seus conteúdos e terem sobre eles uma capacidade crítica. Afinal, é o que fazemos com os smartphones o que pode ser problemático.
O tradutor, pensado para ser utilizado por pais de crianças e adolescentes, foi criado por David Sopas, investigador em segurança informática, inspirado, em parte pela série "Adolescência".
A SOS Criança, plataforma de combate ao bullying com vários protocolos com o Estado criada pelo Instituto de Apoio à Criança, está em atividade desde 1988.
A OMS concluiu que 75.647 crianças morreram antes de completarem 5 anos em 2022, sendo as complicações no parto prematuro, a asfixia no parto, as anomalias cardíacas congénitas, as infeções respiratórias inferiores e a sépsis neonatal as principais causas.
A propósito do Dia da Internet Mais Segura, a coordenadora do estudo de âmbito nacional fala sobre os alvos mais vulneráveis - os jovens - e a necessidade de haver mecanismos de apoio. Em consulta, tanto a psicóloga como os colegas deparam-se com o crescimento de casos.
Proíbem a captação de imagens dos filhos em momentos festivos, temendo que cheguem às redes sociais. Professores pedem que reconsiderem, psicólogos alertam para os efeitos de exclusão nos alunos visados e especialistas em segurança digital sugerem que estes apareçam, mas de costas.
A GNR indicou que desenvolveu 1.960 ações de sensibilização relacionadas com o 'bullying', no ano letivo de 2023/2024, direcionadas para 71.866 crianças e jovens, maioritariamente em contexto escolar.
Nas mais de 2.900 ocorrências criminais registadas pelas equipas da Escola Segura, 134 estão relacionadas com situações de bullying e 30 com casos de cyberbullying.
O termo "cibercrime" abrange uma variedade de atividades ilegais realizadas por meio da internet, incluindo desde ataques a sistemas de informação até fraudes financeiras e roubos de identidade.