Francesa Stéphanie Frappart vai dirigir a partida entre Liverpool e Chelsea no dia 14 de agosto.
A Supertaça Europeia de futebol, a disputar em 14 de agosto entreLiverpooleChelsea, na Turquia, será dirigida, pela primeira vez, por uma mulher, a árbitra francesa Stéphanie Frappart, anunciou aUEFAesta sexta-feira.
De acordo com a informação da UEFA, que com a nomeação de Stéphanie Frappart, de 35 anos, refere estar a "inovar" e trilhar "rumos novos", esta é a primeira vez que uma árbitra dirige um grande evento do futebol europeu masculino.
Em julho, a francesa dirigiu a final do Mundial feminino, entre os Estados Unidos e a Holanda (2-0), em Lyon, França, e, em 2017, foi a juiz do jogo das meias-finais do Europeu feminino entre a anfitriã Holanda e a Inglaterra (3-0).
Frappart liderará uma equipa composta principalmente por mulheres, uma vez que terá como assistentes a compatriota Manuela Nicolosi e Michelle O'Neal, da República da Irlanda, que também estiveram na final do Mundial. O quarto árbitro será o turco Cuneyt Cakir.
"Já referi em várias ocasiões que o potencial do futebol feminino não tem limites e congratulo-me com o facto de Stéphanie Frappart ter sido nomeada para a Supertaça Europeia deste ano, juntamente com Manuela Nicolosi e Michelle O'Neal", afirmou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.
Frappart fez história em França quando se tornou a primeira árbitra a dirigir um jogo da 'Ligue 1', entre o Amiens e o Estrasburgo, em abril. Em junho, foi anunciado que integraria o quadro permanente de árbitros da prova para a temporada 2019/20.
No entanto, Stéphanie Frappart não é a primeira árbitra a dirigir jogos de uma competição masculina da UEFA, uma vez que a suíça Nicole Petignat, entre 2004 e 2009, apitou três jogos da fase de qualificação da Taça UEFA.
Histórico. Final da Supertaça Europeia vai ser dirigida por uma árbitra
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.