Sábado – Pense por si

Fórmula 1 aprova novo modelo de corrida de qualificação

Lusa 26 de abril de 2021 às 22:45
As mais lidas

Três eventos do campeonato vão ter uma "sprint race" de 100 quilómetros que definirá a ordem de largada da corrida. Nestas corridas de qualificação haverá ainda três pontos para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro classificado.

A Fórmula 1 aprovou hoje a entrada em vigor ainda na temporada de 2021 de uma ‘sprint race', de qualificação, que irá decorrer em três Grandes Prémios, a começar no de Inglaterra.

formula 1 f1
formula 1 f1 Getty Images

A reunião, que hoje juntou a Federação Internacional do Automóvel, a Fórmula 1 e as 10 equipas, aprovou o novo formato por unanimidade.

A ‘sprint race’ vai decorrer aos sábados e terá a extensão de 100 quilómetros.

A sua classificação dará a ordem de partida para a corrida principal, que se mantém aos domingos.

Haverá, ainda, três pontos para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro classificado.

Nos fins de semana em que decorram estas corridas mais curtas, haverá uma sessão de treinos livres nas manhãs de sexta-feira e sábado e uma sessão de qualificação, de 60 minutos, na sexta-feira, que ditará a grelha de partida para a ‘sprint race’.

"Estamos entusiasmados com esta nova oportunidade, que vai trazer aos nossos fãs ainda mais contacto com a modalidade em 2021", disse o presidente da Fórmula 1, o italiano Stefano Domenicali.

Este formato deverá ser introduzido a partir do GP de Inglaterra, de 16 a 18 de julho.

A medida tem, ainda, de ser aprovada pelo Conselho Mundial da FIA, no que deve ser apenas uma formalidade.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.