Sábado – Pense por si

FIFA: Jérôme Valcke suspenso 12 anos

12 de fevereiro de 2016 às 16:03
As mais lidas

O antigo secretário-geral do organismo máximo do futebol mundial está envolvido num caso de venda de bilhetes no mercado negro. Blatter e Platini tiveram suspensões menores

O francês Jérôme Valcke, antigo secretário-geral da FIFA, foi esta sexta-feira suspenso de toda a actividade ligada ao futebol por 12 anos pelo Comité de Ética, por envolvimento no escândalo de corrupção que abalou o organismo.

Valcke, de 55 anos, foi suspenso a 8 de Outubro e acusado de estar implicado num processo de revenda de bilhetes para o Mundial 2014 no mercado negro, acabando por ser despedido em Janeiro deste ano.

O período de suspensão de Jérôme Valcke é superior ao aplicado pelo Comité de Ética ao suíço Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, e ao francês Michel Platini, que liderava a UEFA, suspensos por oito anos em Dezembro.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.