Sábado – Pense por si

Expulsão de Brahimi é "inexplicável", acusa Nuno

Treinador do FC Porto diz que "dragões" só pensam no seu jogo, apesar do dérbi em Alvalade

O treinador do FC Porto, Nuno Espírito Santo, exigiu aos árbitros mais justiça, depois de ter considerado "inexplicável" a expulsão de Brahimi no encontro com o Sporting de Braga, da 29.ª jornada da I Liga – e que valeu dois jogos de castigo ao jogador "azul e branco".

"Há coisas que são difíceis de explicar. Tenho vindo a dizer que é preciso colaborar mutuamente e perspectivar que os árbitros sejam justos. Por isso mesmo é muito difícil explicar aos meus jogadores o que aconteceu em Braga. Fomos vítimas de uma grande injustiça. Eu estava lá, no banco, sei o que se passou. E depois disso, o castigo de dois jogos é ridículo. Obviamente que recorremos. Estamos solidários com o Brahimi e queremos que seja reposta a verdade", disse na conferência de imprensa de antevisão da partida do próximo domingo, frente ao Feirense.

Sobre esse encontro, que terminou empatado a um golo, Nuno Espírito Santo disse também ter ficado preocupado com "as inúmeras faltas que o adversário fez, a dualidade de critérios da equipa de arbitragem". "Foi um trabalho que não foi justo e que nos prejudicou bastante. A única coisa que peço, e de forma directa, é que sejam justos", concluiu o treinador.

Nuno desvaloriza resultado do dérbi

O FC Porto só entra em campo depois do dérbi de sábado, em Alvalade, que coloca frente-a-frente Sporting e Benfica, mas Nuno assegura que os "dragões" só estão focados na sua partida. "Temos a consciência de que apenas um resultado nos interessa e esse resultado é a vitória. Vamos defrontar uma equipa que tem melhorado o rendimento, mas estamos preparados para conquistar três pontos, fazer um bom jogo e permitir aos nossos adeptos ver equipa competitiva e vitoriosa", disse

Nuno Espírito Santo desvalorizou, no entanto, o jogo que poderá ser decisivo para o FC Porto caso o Sporting vença o Benfica no encontro de sábado, admitindo que está apenas focado nos seus jogadores e no jogo dos "dragões".

"O nosso único pensamento está no nosso jogo. Há três cenários possíveis após a nossa vitória. O cenário que nos permitirá sermos líderes, o cenário de estar a um ponto do primeiro ou manter a diferença de três pontos. Depois de conquistarmos os três pontos vamos pensar daqui para a frente", reforçou.

Nuno Espírito Santo lembrou ainda que, apesar de "o FC Porto já não depender unicamente de si, está na luta pela conquista do título".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.