Juan Bernabé foi ameaçado com despedimento pela Lazio após ter sido filmado a fazer uma saudação romana junto de adeptos do clube.
O espanhol Juan Bernabé, falcoeiro oficial da Lazio que durante muitos anos exerceu as mesmas funções no Benfica, com as águias Vitória e Glorioso, foi filmado a fazer uma saudação romana junto de adeptos do clube, depois da vitória de sábado, diante do Inter, e a formação de Roma suspendeu-o, ponderando prescindir dos seus serviços.
Bernabé foi apanhado a fazer o gesto num vídeo que circula nas redes sociais, com os adeptos a responderem 'dulce', 'dulce', título usado por Benito Mussolini e identificado com o fascismo.
Juan Bernabè, espanhol adestrador da águia da Lazio, filmado fazendo a saudação fascista a torcedores no Olímpico. Fato já gera reações no mundo político e na comunidade judaica da Itália.
"Tendo tomado conhecimento da existência de um vídeo que apresenta Juan Bernabé (funcionário de uma empresa externa à Lazio) em atitudes que ofendem o clube, os adeptos e os valores em que a comunidade é inspirada, foram tomadas medidas para a suspensão imediata da pessoa em causa e o possível fim dos contratos existentes", explicou a Lazio, em comunicado.
A Lazio tem como símbolo uma águia, Olympica, da qual Bernabé era o tratador.
Também hoje, a União das comunidades judaicas em Itália (UCEI) mostrou a sua indignação em relação ao vídeo em que Juan Barnabé faz o gesto de saudação nazi, com a águia Olimpia num dos braços.
"O futebol tem de se livrar dos fascistas e dos portadores de ódio, que se espalha nos campos de futebol e em lugares públicos", disse a presidente da UCEI, Noemi Di Segni, justificando que a atitude do tratador não deixa dúvidas.
Não é a primeira vez que os adeptos ultras da Lazio demonstram ligações de extrema direita, depois de há uns anos gozarem com a imagem da adolescente Anne Frank, um símbolo entre os muitos milhões de judeus mortos, e mais recentemente colocarem uma tarja com a inscrição "Honra a Benito Mussolini".
Ex-tratador da águia do Benfica suspenso na Itália após saudação fascista
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.