Todos os jogos vão ter lugar à porta fechada, já decidiram as autoridades desportivas locais.
Os campeonatos principais de futebol da Turquia, da Croácia e da Bulgária vão ser retomados no final de maio e início de junho, após a suspensão, por causa da pandemia decovid-19.
No caso da I Liga turca, o regresso do futebol está previsto para 12 de junho e o final da competição para finais de julho, segundo o presidente da Federação turca, Nihat Ozdemir, que apontou ainda a realização da final da Liga dos Campeões em Istambul para o mês de agosto.
Os jogos na Turquia serão disputados à porta fechada e o Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes dos seus conselheiros científicos, já definiu as regras e os procedimentos que os clubes estão obrigados a adotar para que os jogos se possam realizar.
"Terminaremos a I Liga em julho e em agosto acolheremos a final da Liga dos Campeões Europeus. O objetivo é acabar a temporada em 26 de julho, jogando em sete fins de semana, com uma jornada a meio da semana", disse o dirigente.
O Ministro da Saúde turco chegou a afirmar que o seu ministério não interveio na decisão da Federação de reiniciar os jogos da I Liga, sugerindo um desentendimento entre o Governo e o organismo que gere o futebol acerca desta questão.
"A federação tomou a decisão por sua própria iniciativa, logo a responsabilidade recai sobre ela", disse Fahrettin Koca, Ministro da Saúde, à imprensa.
A Turquia, que regista neste momento 3.580 mortos por covid-19 e 131.734 infetados, suspendeu as suas Ligas de futebol, basquetebol e voleibol em 20 de março, poucos dias após a primeira morte no país por covid-19 ter sido anunciada oficialmente.
Já a Croácia planeia retomar a competição a 30 de maio com jogos da Taça da Croácia, a que se seguirão os jogos da I Liga a 06 de junho, sem público, anunciou hoje a Federação de futebol.
O Rijeka e o Osijek defrontar-se-ão a 30 de maio na primeira meia-final da Taça, e no dia seguinte estarão frente a frente o Slaven Belupo e Lokomotiv na outra meia-final, estando a final programada para o primeiro dia de agosto.
Quando a I Liga croata foi suspensa, era liderada pelo Dínamo de Zagreb, com 65 pontos, seguido do Rijeka, com 47, e do Lokomotiv, com 46.
A Federação croata comprometeu-se a adotar as medidas necessárias para proteger a saúde dos jogadores e restantes participantes na organização dos jogos, tendo essas medidas de ser fiscalizadas pela Proteção Civil de acordo com as recomendações do Instituto de Saúde Pública.
Quanto à Bulgária, o seu Ministro dos Desportos, Krasen Kralev, revelou que o plano passa por retomar a I Liga, que foi suspensa a 13 de março, entre 05 e 12 de junho, podendo os clubes iniciar os treinos a partir de 15 do corrente mês.
Kralev acrescentou que os jogos decorrerão à porta fechada e que só terão acesso aos mesmos os futebolistas, treinadores e restante pessoal médico e de apoio, além de jornalistas e polícias.
A I Liga búlgara é liderada pelo Ludogorets, que é detentor do título há oito épocas consecutivas, com 55 pontos, seguido do Lokomotiv, do Levski e do CSKA de Sófia, todos com 46 pontos.
Covid-19: Turquia, Croácia e Bulgária vão recomeçar os seus campeonatos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.