Tenista sérvio testou positivo ao novo coronavírus e reconheceu que "errou" ao organizar "demasiado cedo" o torneio de exibição nos Balcãs, em que outros atletas ficaram igualmente infetados.
Covid-19: Djokovic admite que "errou" ao organizar Adria Tour "demasiado cedo"
O tenista sérvio Novak Djokovic, que hoje testou positivo à covid-19, reconheceu que "errou" ao organizar "demasiado cedo" o Adria Tour, um torneio de exibição nos Balcãs, em que outros atletas ficaram igualmente infetados.
EPA/SAM MOOY
Através de um comunicado publicado na sua rede social Twitter, e depois de já se ter manifestado no dia de hoje sobre o sucedido, o número um do 'ranking' mundial lamentou os danos causados, apesar de "acreditar que estava a seguir os protocolos de segurança".
"Lamento muito aquilo que o torneio causou. Organizámos o evento de coração e com intenções sinceras. Acreditámos que estávamos a seguir os protocolos de segurança numa região que parecia estar em boas condições", escreveu 'Nole', acrescentando que "estava errado e que era cedo demais" para organizar o evento, cujas duas derradeiras etapas foram hoje canceladas, nos contornos em que decorreu.
'Djoko' mostrou-se "triste" com a situação e aconselhou todos os que assistiram ao torneio a "serem testados e a respeitarem o distanciamento".
Além de Djokovic, também a mulher, Jelena, tiveram resultados positivos à covid-19, enquanto os filhos do líder do ténis mundial tiveram resultados negativos nos testes efetuados em Belgrado. A família ficará agora em confinamento durante 14 dias, repetindo a despistagem à covid-19 dentro de cinco dias.
Inicialmente, ainda na cidade croata de Zadar, Djokovic recusou fazer o teste da covid-19, alegando que não tinha quaisquer sintomas, mas acabou por realizá-lo já em Belgrado, assim como os membros da família que viajaram com o líder do 'ranking' mundial.
A final do Adria Tour, que deveria ter decorrido no domingo, acabou por ser cancelada, devido ao caso positivo de Grigor Dimitrov, o primeiro a ser revelado.
O croata Borna Coric e o sérvio Viktor Troicki (e a sua mulher, que está grávida) são os outros tenistas infetados. Kristijan Groh, treinador de Dimitrov, e Marco Paniki, preparador físico do número um mundial, também acusaram positivo.
Além de jogos de exibição, o torneio incluiu também eventos fora dos 'courts', como jogos de futebol e de basquetebol com todos os tenistas, incluindo Djokovic, e festas em discotecas.
O tenista acabou por ser muito criticado pela organização do torneio e os moldes em que decorreu, sem qualquer distanciamento social e com a presença de vários tenistas provenientes de países diferentes, em plena pandemia.
Em resultado do torneio e dos casos confirmados de infeção, também o governo croata anunciou na segunda-feira que o primeiro-ministro Andrej Plenkovic seria submetido a um teste, após ter estado nas bancadas a assistir aos jogos em Zadar.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 472 mil mortos e infetou mais de 9,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.