NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O conjunto de medidas "tem dois objectivos: por um lado, aumentar a percentagem de acerto na tomada de decisão dos árbitros, por outro, aumentar a credibilidade das competições"
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) propôs à Liga de Clubes o desenvolvimento do profissionalismo e a adopção de novas tecnologias e de árbitros de baliza, disse esta segunda-feira à Lusa fonte daquele órgão federativo.
De acordo com a mesma fonte, o CA aprovou as propostas na sua última reunião, realizada em Dezembro de 2015, e apresentou-as na terça-feira à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), à qual compete decidir sobre a sua aplicação à I e II Ligas.
"Este conjunto de medidas tem dois objectivos: por um lado, aumentar a percentagem de acerto na tomada de decisão dos árbitros, por outro, aumentar a credibilidade das competições", sublinhou a fonte do CA.
O órgão federativo defende a continuidade do projecto profissional na arbitragem, sugerindo à LPFP o aumento do número de árbitros abrangidos, que actualmente se cifra em sete, e um ajustamento do modelo, que abranja a reformulação da moldura contratual e do processo avaliativo.
O CA, presidido por Vítor Pereira, deu ainda parecer favorável à introdução da tecnologia da linha de golo nas competições profissionais, no seguimento da decisão da UEFA de a utilizar no Euro 2016, e aprovou a realização da experiência com o vídeo-árbitro, "se esta for ratificada pelo International Board e nos termos que forem definidos".
O órgão de arbitragem da FPF sublinha que estas duas tecnologias apresentam a vantagem de serem "mais um meio auxiliar de diagnóstico que pode aumentar a probabilidade da eficácia dos desempenhos" dos árbitros.
O elenco liderado por Vítor Pereira deu, ainda, parecer favorável à introdução do sistema de arbitragem a seis, com a adopção de árbitros adicionais de baliza, por considerar que aumentam a "probabilidade da eficácia dos desempenhos das equipas de arbitragem".
Conselho de Arbitragem da FPF sugere novas tecnologias
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.