A lista de 32 clubes divulgada pela auditora KPMG é dominada pelos clubes dos cinco grandes campeonatos (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).
O Benfica (24.º) e o FC Porto (30.º) estão na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, segundo um estudo divulgado hoje pela auditora KPMG, numa lista que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid.
O Benfica, que subiu dois lugares em relação ao ano passado e é o 24.º entre os 32 clubes mais valorizados da Europa, tem um valor comercial de 410 milhões de euros, enquanto o FC Porto, que no ano passado não figurava na lista, surge agora em 30.º, com um valor de 313 milhões de euros.
Os espanhóis do Real Madrid continuam a liderar a lista, com um valor de 3.478 milhões de euros, seguidos pelos ingleses do Manchester United, avaliados em 3.342 milhões de euros.
No terceiro lugar surge agora o Barcelona, com 3.193 milhões de euros, tendo ultrapassado os alemães do Bayern Munique, que, avaliados em 2.878 milhões de euros, estão agora no quarto lugar.
A lista de 32 clubes divulgada pela auditora KPMG é dominada pelos clubes dos cinco grandes campeonatos (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), com apenas cinco exceções. Para além de Benfica e FC Porto, os holandeses do Ajax (23.º) e os turcos do Galatasaray (27.º) e Besiktas (31.º) também surgem na lista.
O relatório tem por base uma análise das últimas demonstrações financeiras disponíveis dos clubes, levando em conta cinco métricas específicas do futebol: lucro, potencial desportivo, popularidade, direitos de transmissão e propriedade do estádio.
Benfica e FC Porto na lista de clubes europeus com maior valor comercial
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.