Sábado – Pense por si

Bastidores: O homem é do tamanho do seu sonho

Rui Hortelão
Rui Hortelão 03 de agosto de 2016 às 17:00

O Instituto Reação fica à porta da favela da Rocinha, a maior do Brasil, onde (sobre)vivem mais de 70 mil pessoas. Depois, sigo para o pólo junto à famosa Cidade de Deus, onde por estes dias treinam Telma Monteiro e os nossos outros judocas

O táxi deixa-me numa das entradas da favela da Rocinha, a maior do Brasil. Segundo o motorista, que segue as indicações do GPS, o Instituto Reação, do ex-judoca e medalha olímpica Flávio Canto, é uma daquelas portas. O ambiente não convida a passeios, mas uma breve observação confirma o pior: não é ali. A vendedora de rua não faz ideia do que procuro, o reformado que bebe um chope – a cerveja em forma de imperial (ou fino) que a Família Real Portuguesa introduziu no Brasil, e que no início era exclusiva da corte – também não. Só à terceira encontro o caminho. Vale-me uma das empregadas do botequim, que me informa estar ainda longe. É preciso descer, atravessar um cruzamento grande, virar à esquerda e procurar umas escadas que dão acesso ao Complexo Esportivo da Rocinha. Chego sem dificuldade, nem perturbação. O único sinal de alerta é o plástico gasto que substitui o vidro do carro da polícia parado em frente da esquadra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.