Sábado – Pense por si

Albertina e Mariana Machado: a filha quer ser melhor do que a mãe

André Rito
André Rito 22 de maio de 2021 às 18:00

Albertina Machado, de 59 anos, foi três vezes campeã nacional de corta-mato. Mariana, de 20, segue-lhe os passos: foi vice-campeã europeia e já ultrapassou a mãe nos 1.500 metros. Juntámos as duas em Braga, para uma viagem ao atletismo português.

O velhinho estádio 1º de Maio recebe a visita de uma glória do Sp. Braga: Albertina Machado, tricampeã nacional de corta-mato, acompanha a filha num treino. Chegam vestidas de igual, e com alguma pressa: ao contrário da mãe – que trabalhava na Câmara de Braga e recebeu uma autorização especial do presidente Mesquita Machado para treinar em part-time –, Mariana estuda Medicina e o tempo é curto. "Estou em fase de frequências", diz a jovem de 20 anos. Uma viagem ao atletismo português, contada por mãe e filha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.