Secções
Entrar

O beijo de Luis Rubiales a Jenni Hermoso: emoção ou agressão?

Débora Calheiros Lourenço 21 de agosto de 2023 às 11:01

Apesar de a jogadora e do presidente da REEF terem desvalorizado o caso duas ministras espanholas, uma deputada e centenas de pessoas nas redes sociais já reagiram à polémica defendendo que se trata de uma agressão sexual movida por machismo.

Após as jogadoras espanholas terem conseguido ganhar pela primeira vez o título de campeãs do mundo de futebol, Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (REEF), deu um beijo na boca de Jenni Hermoso.

Cofina Media

A avançada de 33 anos, que é a única atleta que não joga em Espanha, foi uma peça fundamental para a conquista do Mundial de Futebol Feminino. No entanto, na final de domingo contra Inglaterra, acabou por falhar um penálti e perdeu a oportunidade de garantir uma vantagem por dois golos e um final de jogo mais tranquilo.

No momento em que as novas campeãs mundiais recebiam as medalhas de ouro, Luis Rubiales deu um abraço mais demorado a Jenni, de seguida agarrou-lhe na cara e surpreendeu-a com um beijo na boca. A jogadora comentou o sucedido durante um direto no seu Instagram onde esclareceu: "Não gostei mas o que é que podia fazer? Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela alegria imensa que é ganhar um Mundial. O presidente e eu temos uma grande relação, o seu comportamento com todas nós sempre foi de dez em dez e foi um gesto natural de carinho e de agradecimento".


O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol também já reagiu ao sucedido. Em declarações para a Rádio Marca, desvalorizou o ocorrido afirmando: "O que tenho a dizer sobre o beijo que dei à Jenni? Idiotas há em toda a parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso a essas idiotices. Somos campeões e é com isso que eu fico".

Luis Rubiales defendeu ainda que este caso não pode abafar todo o esforço das espanholas para esta conquista: "Trabalhámos muito apesar de alguns não nos quererem deixar trabalhar. Têm de deixar as pessoas fazerem o seu trabalho e essa pequena percentagem de pessoas com ressentimentos deve apreender a não falar sem saber. Este título vai para Espanha, temos o melhor país do mundo. Quando chegarmos a Madrid espero que demonstrem tudo às jogadoras porque elas são umas heroínas depois de tudo o que fizeram".

Em todo o mundo o gesto foi visto com muita atenção e tem sido altamente criticado. A ministra da Igualdade espanhola, Irene Montero, decidiu reagir à polémica referindo que "um beijo na boca sem consentimento não pode ser algo ‘que acontece’" e ressalvou ainda: "É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente e que não podemos normalizar. Isto é uma tarefa de toda a sociedade, consentimento no centro. Só sim é sim".

Também Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais, decidiu comentar o caso e partilhar a sua preocupação: "Se isto acontece com toda a Espanha a assistir, o que não farão em particular? A violência sexual contra as mulheres tem de acabar".

A deputada do Podemos Martina Velarde decidiu utilizar as suas redes sociais para referir o quão o ocorrido pode parecer familiar para muitas mulheres: "Quantos Rubiales tivemos que aturar ao longo das nossas vidas, quanta convivência já aguentámos de camaradas e machões que os encorajam e defendem. Os seus modos, os seus gestos, as suas tolices, como são familiares… Tantas situações incómodas e desagradáveis. Nojo".

Nas redes sociais são várias as partilhas do vídeo em questão e os comentários à atitude de Luis Rubiales. Uma utilizadora do X refere "asqueroso? É pouco", outro refere "isto é deplorável" e outro: "Alguém que diga a Luis Rubiales que é o presidente da Federação Espanhola de Futebol e que não se pode comportar como um bêbado em um bar às 5 da manhã. Por muita amizade que tenha com as jogadoras não deixa de ser seu chefe".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela