Sábado – Pense por si

O que é o Título 42, que Biden alargou para restringir entrada de imigrantes?

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 11 de janeiro de 2023 às 08:00

Biden quer implementar o programa "liberdade condicional humanitária". Esta política permite que os migrantes entrem no país por via aérea após solicitarem ajuda, ainda no exterior, e garantirem que têm patrocinadores nos EUA que os possam ajudar. Ao mesmo tempo, aumenta as restrições às entradas.

Os Estados Unidos anunciaram que vão estender as restrições conhecidas como Título 42, iniciadas durante a pandemia, a mais nacionalidades. Ao abrigo destas expulsões vão passar a estar incluídos os migrantes de Nicarágua, Cuba e Haiti que forem apanhados a cruzar a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Isto apesar de Biden ter defendido durante a sua campanha reverter medidas anti-imigração e ter afirmado não gostar desta lei.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.