Secções
Entrar

O que se sabe sobre o submarino desaparecido em visita ao Titanic

Leonor Riso 20 de junho de 2023 às 10:07

De perda de comunicação a problemas de pressurização, muitos problemas podem ter ocorrido. Guardas Costeiras estão envolvidas na busca, dificultada pela profundidade a que se encontrava o submergível quando desapareceu.

Um submarino que organiza expedições ao transatlântico naufragado Titanic desapareceu este domingo com cinco pessoas a bordo. A mais de 3 quilómetros de profundidade, estão a ser desenvolvidas tentativas de busca - mas as dificuldades são extensas. 

Reuters

O que aconteceu?

Às quatro da manhã de domingo, dia 17, o submarino Titan deixou de contactar com o navio Polar Prince a que deveria enviar sinais de quinze em quinze minutos. Tal ocorreu passada uma hora e 45 da descida de duas horas, ou seja, o submergível já se encontrava muito perto dos destroços do Titanic. 

O último sinal foi dado a 3.810 metros de profundidade. Os ocupantes do submarino têm oxigénio suficiente para sobreviver até ao meio-dia de quinta-feira: ao todo, são 96 horas de autonomia.

Que problemas podem ter ocorrido?

Segundo o jornal The Guardian, os cenários mais prováveis são os de o Titan ter ficado preso nos destroços do Titanic - que se encontram por toda a parte naquele local, e que são perigosos -, de ter sofrido uma falha de energia ou um problema de comunicações, ou de ter havido uma falha na proteção contra as elevadas pressões subaquáticas. 

Caso o submergível tenha ficado preso ou sofrido problemas de comunicações, tem meios de flutuar até à superfície, bem como sinais e iluminação que serve para atrair a atenção.

Quem eram as pessoas a bordo?

Já foram confirmadas as identidades das cinco pessoas a bordo do submarino. De acordo com a agência noticiosa Reuters, trata-se de Hamish Harding, explorador e empresário britânico de 59 anos; de dois homens paquistaneses, Shahzada Dawood de 48 anos e o filho Suleman Dawood de 19; Paul-Henri Nargeolet de 77 anos; e Stockton Rush, de 61 anos. 


Um bilhete para o Titan custa 228 mil euros. Ao todo, a expedição dura oito dias e também inclui mergulhos.

Como vão decorrer as operações de resgate?

Estão a ser conduzidas pela Guarda Costeira dos EUA, bem como pelas autoridades canadianas: os destroços encontram-se a quase 700 km da costa do Canadá, mas em águas territoriais norte-americanas. 

Segundo o jornal britânico Daily Mail, pela profundidade a que se encontra, o submergível só pode ser alcançado através de um veículo operado remotamente. O jornal The Telegraph revela que um destes veículos, da empresa Magellan Limited, está até agora impedido de se juntar às operações por ainda não ter a autorização dos EUA. 

O Almirante John Mauger, da Guarda Costeira dos EUA, adianta que não é claro se o submarino ainda está debaixo de água ou se emergiu. "É uma área remota e é um desafio conduzir operações de busca nessa área remota. Estamos a usar todos os meios disponíveis para assegurar que podemos localizar o navio e salvar as pessoas a bordo."

O que se sabe da OceanGate Expeditions?

A empresa foi fundada em 2009 mas só em 2021 é que se deu a primeira expedição até ao Titanic com sucesso. De acordo com o jornal Daily Mail, antes de entrar no submarino os seus tripulantes assinam um documento em como reconhecem que este não foi aprovado por nenhum regulador. "Este submarino experimental não foi aprovado ou certificado por nenhum regulador, e pode resultar em ferimentos físicos, trauma emocional, ou morte."

O submarino é feito de fibra de carbono e titânio, tendo sido construído para aguentar as elevadas pressões submarinas. Comunica com o navio a quem envia sinais através de mensagens de texto e é pilotado através de um objeto semelhante a um comando de consola. Foi construído com peças pré-fabricadas para simplificar a operação e substituição de peças. 

Conta com uma janela à frente por onde se consegue ver a vista. Atrás, encontram-se os controlos do piloto e assentos para os turistas. Tem uma sanita, mas quem entra é aconselhado a comer pouco, nos dias anteriores. 

O submergível pesa pouco mais de dez toneladas e tem 6,7 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e 2,8 metros de largura.

O fascínio pelo Titanic

O transatlântico Titanic naufragou em 1912, mas os seus destroços só foram encontrados em 1985. 1.500 pessoas morreram no naufrágio. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela