Sábado – Pense por si

Turismo Centro de Portugal mostra ‘Estradas com História’

21 de março de 2025 às 13:03
As mais lidas

Presente na Bolsa de Turismo de Lisboa com um programa intenso, onde ficou evidente a diversidade da oferta turística.

O destaque maior do primeiro dia do stand foi a apresentação do projeto "Estradas com História". Esta é uma iniciativa que destaca a riqueza de duas estradas icónicas da região, transformando-as em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica: a EN16, entre Aveiro e Vilar Formoso, e a EN17, conhecida como Estrada da Beira, entre Coimbra e Celorico da Beira. Está prevista a criação de roteiros turísticos, desenvolvimento de sinalização, capacitação de agentes locais e uma ampla campanha de promoção das duas estradas.

A apresentação do projeto "Estradas com História" contou com uma intervenção de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, que enalteceu o crescimento continuado, ao longo dos anos, do Centro de Portugal enquanto destino turístico de referência. Também presente, Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas, destacou a importância deste projeto estruturante para a região.

A novidade no segundo dia, foi a apresentação do "Portal Outdoor" do Centro de Portugal foi um dos destaques do dia. Esta inovadora plataforma digital, já disponível no site da Turismo Centro de Portugal (https://outdoor.turismodocentro.pt/), reúne num só espaço toda a oferta de atividades ao ar livre da região, anteriormente dispersa. O portal disponibiliza mais de 1.200 percursos, incluindo trilhos pedestres, rotas cicláveis, ciclismo de estrada, grandes rotas, travessias e caminhos de fé. Os utilizadores podem configurar os percursos conforme diversos filtros, como distância, duração e nível de dificuldade, entre outras funcionalidades.

Itinerários Napoleónicos e Turismo Industrial são apostas fortes

Outro momento relevante do dia foi a assinatura do protocolo de colaboração para os Itinerários Napoleónicos, que reuniu no stand da Turismo Centro de Portugal representantes de cerca de 25 municípios e diversas entidades ligadas ao turismo e património histórico-militar. Esta iniciativa, promovida pelo Turismo de Portugal, visa coordenar a gestão dos itinerários e reforçar a identidade e atratividade das rotas napoleónicas no país.

Para o último dia da BTL a TCP apresentou o programa "Sabores ao Centro!", uma iniciativa estratégica que tem o objetivo de posicionar o Centro de Portugal como um destino de turismo gastronómico de referência. O projeto, apresentado pelo consultor Carlos Martins, é financiado pela CCDRC, ao abrigo do programa Centro 2030, e visa a valorização da gastronomia regional, dos produtos locais e dos seus produtores.

O programa "Sabores ao Centro!" assenta em quatro grandes medidas. Os Prémios "Sabores ao Centro!", que distinguirão 12 categorias, incluindo os "10 melhores restaurantes", o "restaurante tradicional do ano" e o "chef revelação", terão a sua primeira gala de atribuição em novembro.

As Rotas Gastronómicas convidarão à descoberta dos sabores autênticos da região, promovendo a sustentabilidade e os produtos certificados, enquanto exploram paisagens icónicas e descobrem figuras de destaque do mundo gastronómico. Finalmente, a Campanha de Marketing "Sabores ao Centro!" terá como objetivo valorizar o talento dos chefs da região, sensibilizar para o impacto dos hábitos de consumo e promover experiências gastronómicas autênticas, destacando a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.