Segunda-feira dia18, às 12h00, na Sala de Extrações da Santa Casa no Largo Trindade Coelho, Lisboa. Entrada livre
É já na próxima segunda-feira dia18 que o fadista Marco Rodrigues atuará, a partir das 12h00, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa por ocasião dos 241 Anos da Lotaria Nacional. Neste evento com entrada livre e transmissão televisiva em direto na RTP1, no programa Praça da Alegria, realiza-se a extração da Lotaria com o "andar a roda" das históricas esferas desta emblemática sala e o tradicional pregão dos números, cantado por Pregoeiros.
Trata-se de uma homenagem que a Lotaria presta ao fado, estreitando a relação que os Jogos Santa Casa têm vindo a fomentar com esta forma de arte tão portuguesa, recentemente celebrada pela presença no Festival Caixa Alfama. Esta iniciativa inédita é também uma forma de o fado celebrar a Lotaria, uma marca única em Portugal com uma história secular que passa de geração em geração, remetendo para a Lisboa antiga, onde cauteleiros e fadistas se cruzavam em típicos bairros e ruas.
A Lotaria através da sua "música" criou novos hábitos e expressões, que fazem parte da nossa memória coletiva, por isso contamos com sala cheia na próxima segunda-feira.
A 47.ª extração da Lotaria Clássica dos 241 anos terá um primeiro prémio no valor de €1.200.000.
Sobre a Lotaria Nacional
Por decreto de 18 de novembro de 1783 outorga a Rainha D. Maria I a concessão de uma lotaria, anual, à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, repartindo os seus lucros, em partes iguais, pelo Hospital Real, pelos Expostos e pela Academia Real das Ciências.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa nascera em 15 de agosto de 1498 pela mão da Rainha Dona Leonor e a sua ação benemerente, caritativa e espiritual foi-se alargando ao longo dos séculos. Passou a ser uma instituição de tal modo importante na vida nacional que só com o recurso a pletóricas fontes de receita poderia apoiar, em profundidade, tamanha obra social. A exploração da Lotaria Nacional foi assim entregue à gerência da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Até 1939, as lotarias tiveram a designação de «Lotarias da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa», altura em que, por Decreto nº 29 657 de 5 de junho do referido ano, se fixou definitivamente a designação de Lotaria Nacional Portuguesa, nome que se tem mantido até hoje.
A 10 de março de 1987 foi lançada a Lotaria Popular, mais barata e com prémios mais reduzidos, passando a lotaria original a ser designada de Lotaria Clássica. Ambas constituem a atual oferta da Lotaria Nacional.
Lotaria Nacional celebra 241 anos em direto na RTP com atuação do Fadista Marco Rodrigues
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.