Mesmo sem os corsos carnavalescos, Estarreja assinala o Carnaval com um programa alternativo.
Concertos, espetáculos, oficinas, animação de rua, entre outras ações, fazem parte do programa deste ano. No arranque, no dia 18, abrem-se as portas da Fábrica da Fantasia, com a realização de oficinas – de construção de adereços e de figurinos – nas sedes do Grupo de Folia Os Viscondes e da Escola de Samba Vai Quem Quer, os vencedores do Carnaval de 2020.
As baterias das escolas de samba e figurantes dos grupos de folia vão estar presentes em vários momentos, mantendo vivo o espírito carnavalesco e envolvendo a cidade na folia, destacando-se a animação nos dias 25 e 27, no centro da cidade, ou a Saudação aos Reis do Carnaval, que irá assinalar a noite das Marchas Luminosas, mesmo sem o habitual desfile trapalhão, mas convidando os estarrejenses a participarem mascarados.
Espetáculos no Cine-Teatro
O Cine-Teatro será o palco dos espetáculos e em cartaz estão Tiago Nacarato com a Orquestra de Jazz de Estarreja (dia 19, 21h30), "Contar a cantar, uma História de Carnaval (dia 26, 22h30), João Seabra e Miguel 7 Estacas no espetáculo de stand up comedy "Sorria, é Carnaval" (dia 27, 17h), e os brasileiros Carlinhos 7 Cordas e Branka, com Samba Lê Lê, no concerto "Clássicos do Samba" (dia 28, 22h), na mesma noite em que o grupo estarrejense "Axé Brasil" dá um concerto itinerante num Trio Elétrico que irá percorrer as ruas da cidade. Os bilhetes podem ser adquiridos em https://cte.bol.pt, na bilheteira CTE (234811300/ bilheteira@cineteatroestarreja.com).
O avanço da Ómicron trocou as voltas ao Carnaval, com o cancelamento dos principais desfiles, mas Estarreja continua a celebrar o entrudo e lança o convite aos estarrejenses para se mascararem e decorarem as suas casas com flores, recuperando e reinventando a Batalha das Flores do início do século XX.
Recuperar a Batalha das Flores
Passados quase 100 anos, a Batalha das Flores volta a Estarreja, reinterpretada numa instalação artística, que irá colorir a Praça Francisco Barbosa com o objetivo de atrair os foliões e celebrar a origem do Carnaval de Estarreja. O fim dos anos 20 marcam o fim da Batalha das Flores, mas 2022 pode mudar isso. A decoração da cidade manterá viva a folia e, este ano, desafia os estarrejenses a decorarem as suas janelas e varandas com flores. Mais informação e programa completo em: https://www.cm-estarreja.pt/eventos/4365
Carnaval de Estarreja celebra as origens e as pessoas
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.