Sábado – Pense por si

Vem aí a polio, a lepra e o dengue?

Susana Lúcio
Susana Lúcio 06 de maio de 2023 às 18:00

As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.

Uma doença que não está erradicada no mundo todo, não está erradicada em parte alguma.” É esta a explicação do infeciologista Jaime Nina, para os dois casos de lepra registados no mês passado em Portugal e para o risco do regresso da poliomielite na Europa. O caso mais grave é o da poliomielite ou pólio, como ficou conhecida. O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças avisou na semana passada que o poliovírus foi detetado na Europa, apesar desta ter sido declarada livre da doença em 2002, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.