Sábado – Pense por si

"Uma grávida não tem de ficar ansiosa a pensar se vai ter médico ou anestesista"

Sónia Bento
Sónia Bento 15 de outubro de 2022 às 10:00

Uma comissão técnica encarregada de reorganizar as urgências obstétricas sinalizou o eventual encerramento de maternidades em seis hospitais. "A solução não pode ser essa. Há mulheres que têm medo de engravidar", diz o especialista Miguel Raimundo.

Seis maternidades terão sido sinalizadas para eventual encerramento, por uma comissão técnica de especialistas, nomeada pelo Governo. As unidades em causa são duas das regiões de Lisboa e Vale do Tejo (Barreiro e Vila Franca de Xira), duas do Centro (Guarda e Castelo Branco) e duas do Norte (Póvoa de Varzim e Famalicão). Segundo o jornalPúblico, os critérios são o número de partos por ano, a distância entre hospitais e os cuidados intensivos neonatais. Os seis hospitais em causa fizeram, no ano passado, 6207 partos, 7,8% dos 78.890 de todo o país, em hospitais públicos e privados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.