Sábado – Pense por si

Tribunal Europeu autoriza retirada de suporte de vida a bebé

27 de junho de 2017 às 22:36
As mais lidas

Bebé de 10 meses sofre de uma doença genética rara e prognóstico vital era fatal

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos autorizou a retirada do suporte de vida a um bebé britânico de 10 meses que sofre de uma doença genética rara e cujo prognóstico vital era fatal.

O CEDH concordou com a decisão anteriormente tomada pelos tribunais britânicos e ordenou a suspensão de medidas provisórias de suporte de vida.

Connie Yates e Chris Gard, os pais de Charlie Gard, um bebé de 10 meses que sofre de uma doença genética rara, interpuseram em fevereiro uma ação no CEDH, após o Supremo Tribunal britânico ter permitido desligar a ventilação artificial ao filho.

O Hospital Great Ormond Street, onde o bebé foi tratado, em Londres, queria permissão para desligar a ventilação artificial e fornecer-lhe cuidados paliativos.

Contudo, os pais pediram ao Tribunal para suspender a decisão na esperança de irem tratar o filho nos Estados Unidos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.