Sábado – Pense por si

Portugal está a encolher

Lucília Galha
Lucília Galha 30 de abril de 2025 às 23:00

Em 65 anos desapareceram 13,5 km2 de terra e o problema está a agravar-se. A culpa não é só das alterações climáticas e pôr areia nas praias vai ser insustentável.

Sabe aquela sensação que fica quando, regressado o bom tempo, vai à praia pela primeira vez e há muito menos areia do que costumava haver? Não é apenas uma ilusão de ótica: o mar está mesmo a roubar terreno à costa. Os números impressionam. Estima-se que nos últimos 65 anos tenham desaparecido 1.350 hectares de terra – o equivalente ao mesmo número de campos de futebol, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente. Só nos primeiros três meses do ano, o mar avançou 25 metros por causa das várias depressões que atravessaram o País neste período. Ao contrário do que se possa pensar, a culpa não é só das alterações climáticas. “Nós alterámos os ciclos de transporte de sedimentos com as barragens, impedimos que chegassem ao mar”, aponta à SÁBADO Paulo Lucas, da direção da associação Zero.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.