Sábado – Pense por si

Porque é que o cabelo fica grisalho? A ciência responde e quer reverter o processo

Investigadores acreditam que descoberta pode ajudar a reverter ou prevenir a mudança da cor do cabelo, normal com o envelhecimento.

Um grupo de cientistas da escola de medicina Grossman, da Universidade de Nova Iorque, descobriu o mecanismo celular que torna o cabelo grisalho e agora acredita que a ciência pode ajudar a reverter ou interromper este processo natural.

REUTERS/Fayaz Aziz

Aparentemente tudo acontece nas células-tronco. De acordo com oThe Guardian, estas células são responsáveis por fazer "a transição entre os compartimentos de crescimento nos folículos" porém, com o envelhecimento, acabam por perder a capacidade de se moverem e manter a cor original do cabelo.

Sem este transporte, os milhares de fios que temos na cabeça acabam por começar a perder cor e, consequentemente, a ficar grisalhos.

Para o trabalho, os cientistas investigaram as células de ratos de laboratório, mas Qi Sun, um dos líderes da investigação, confirmou que se esta descoberta for devidamente comprovada em humanos, "surge todo um possível caminho para reverter ou prevenir o envelhecimento, ajudando as células congestionadas a moverem-se novamente".

Artigos Relacionados
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.