Sábado – Pense por si

Parlamento Europeu actualiza normas de rotulagem de produtos biológicos

É introduzido um sistema de certificação de grupo para os pequenos agricultores.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma directiva para a actualização de normas de produção e rotulagem de produtos biológicos, de modo a reforçar o sistema de controlo e a tornar mais justa a concorrência entre os produtos europeus e importados.

O regulamento hoje aprovado pelo PE, em Estrasburgo, tem por objectivo incentivar o desenvolvimento sustentável da produção biológica na União Europeia (UE), garantir condições de concorrência leal para os agricultores, evitar fraudes e práticas desleais e melhorar a confiança dos consumidores nos produtos biológicos.

A nova legislação, que inclui o sal marinho e as rolhas de cortiça na lista dos produtos passíveis de obter certificação biológica, introduz um sistema de certificação de grupo para os pequenos agricultores, que deverá tornar mais fácil a sua transição para a agricultura biológica mediante a redução das despesas de inspecção e certificação, e prevê medidas de precaução para evitar a contaminação por pesticidas.

O novo regulamento, aprovado em plenário por 466 votos a favor, 124 contra e 50 abstenções, será aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2021.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.