O sindicato manifestou o seu apoio ao protesto dos enfermeiros de saúde materna, considerando mesmo que deve estender-se a outras especialidades da enfermagem
A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou hoje o seu apoio ao protesto dos enfermeiros de saúde materna e obstetrícia, considerando mesmo que deve estender-se a outras especialidades da enfermagem.
Em comunicado, a OE considera que o ministro da Saúde "perdeu a oportunidade de honrar a sua palavra", dando o seu aval ao protesto dos enfermeiros especialistas que a partir de quinta-feira suspendem algumas funções e podem provocar constrangimentos em blocos de parto.
A Ordem afirma mesmo que o protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia "deve estender-se também às restantes especialidades".
"Vamos defender os especialistas até às últimas consequências", afirma a bastonária dos Enfermeiros na nota divulgada à comunicação social.
A OE está a preparar a impugnação da homologação do parecer do conselho consultivo da Procuradoria-geral da República que considerou que esta forma de protesto dos enfermeiros especialistas, que já tinha ocorrido em Julho, pode motivar processos de responsabilidade disciplinar e civil, bem como levar os profissionais a incorrer em faltas injustificadas.
A Ordem dos Enfermeiros contesta este parecer por considerar "que foi elaborado com base em informações erradas fornecidas pelo ministro da Saúde".
Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia regressam quinta-feira ao protesto que pode afectar blocos de parto e maternidades.
O movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia (ESMO) decidiu retomar o protesto que passa por deixar de realizar as funções de especialista, pelas quais estes profissionais ainda não são pagos.
Ordem dos Enfermeiros apoia protesto de especialistas
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.