Sábado – Pense por si

Ordem dos Enfermeiros apoia protesto de especialistas

O sindicato manifestou o seu apoio ao protesto dos enfermeiros de saúde materna, considerando mesmo que deve estender-se a outras especialidades da enfermagem

A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou hoje o seu apoio ao protesto dos enfermeiros de saúde materna e obstetrícia, considerando mesmo que deve estender-se a outras especialidades da enfermagem.

Em comunicado, a OE considera que o ministro da Saúde "perdeu a oportunidade de honrar a sua palavra", dando o seu aval ao protesto dos enfermeiros especialistas que a partir de quinta-feira suspendem algumas funções e podem provocar constrangimentos em blocos de parto.

A Ordem afirma mesmo que o protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia "deve estender-se também às restantes especialidades".

"Vamos defender os especialistas até às últimas consequências", afirma a bastonária dos Enfermeiros na nota divulgada à comunicação social.

A OE está a preparar a impugnação da homologação do parecer do conselho consultivo da Procuradoria-geral da República que considerou que esta forma de protesto dos enfermeiros especialistas, que já tinha ocorrido em Julho, pode motivar processos de responsabilidade disciplinar e civil, bem como levar os profissionais a incorrer em faltas injustificadas.

A Ordem dos Enfermeiros contesta este parecer por considerar "que foi elaborado com base em informações erradas fornecidas pelo ministro da Saúde".

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia regressam quinta-feira ao protesto que pode afectar blocos de parto e maternidades.

O movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia (ESMO) decidiu retomar o protesto que passa por deixar de realizar as funções de especialista, pelas quais estes profissionais ainda não são pagos.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.